segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

CD- LOCOTOCO- SERELEPE

                                                                                                       Guiomar Teixeira e Bianca Costa

                   Para o seminário decidimos utlilizar o CD  LOCOTOCO, criado pelo grupo SERELEPE que é  vinculado a Escola de Belas Artes da UFMG. O grupo é formado por Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu. O projeto que originou o CD é dedicado à produção artística e à música para crianças desde 2005. Inicialmente o grupo se reuniu no programa de rádio "Serelepe – Uma pitada de Música Infantil", na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Posteriormente o grupo passou a se dedicar também a oficinas, à escrita reflexiva e à montagem de espetáculos cênico-musicais dedicados às crianças. O Serelepe integra o Movimento Brasileiro da Canção Infantil e o Movimento da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha(MOCILyC).

O CD


                O CD “Locotoco” é um registro do espetáculo de mesmo nome, resultado de um trabalho de pesquisa e experimentação relacionada à música para crianças. Os arranjos das canções valorizam a simplicidade e a curiosidade musical, buscando difundir e socializar esses bens culturais imateriais ao público em geral, valorizando, assim, a memória e as culturas mineira, brasileira e latino-americana.Nesse trabalho, o grupo toca instrumentos musicais variados como tambores, patangome, violão e cuatro. Participam com o Serelepe os músicos Ana Favaretto, Flávio Henrique, Márcio Coelho e Miguel Queiroz.
                Inicialmente ouvimos as canções separadamente e depois assistimos seus vídeos no Youtube.Analisamos as canções apresentadas e suas sugestões de dinâmicas e brincadeiras,porém decidimos -inspiradas pelas aulas- criar uma brincadeira a partir da música Cabilé  e apreciar a música Tamborim. Dentro do CD encontramos também canções questionáveis com problemáticas que poderiam trazer reforços de esteriópos construídos em relação ao negro e resolvemos debate-las em sala de aula junto da turma e da professora.
                   



Contstruimos o seguinte roteiro com todos os aspectos que consideramos importante compartilhar com a sala:
  1. Apresentar e ensinar a brincadeira elaborada por nós a partir da música Cabilé e posteriormente brincar ao som da música com todos.    
         Passos da brincadeira:

  • Inicialmente todos em roda dançando em movimento circular;
  • "Espinho furou meu pé, ai!" todos pulam de um pé só;
  • "Dei um cambalhotão, capitão"  todos dão uma volta no próprio eixo;
  • "A chuva cai do céu" todos cobrem a cabeça com a mão;
  • " Me faz cair de quatro" todos agacham;
  • "Pulei , dancei"    seguir os comandos;
  • "Nadei" a roda muda o sentido e todos fazem peixinho.
     2. Escuta e debate das músicas com porblemáticas racistas. 
         Levantamos questionamentos e a professora contribuiu na mediação e construção do debate com outros questionamentos. Apresentamos uma apostila com propostas de atividades que podem ser trabalhadas com as crianças pensando o reconhecimento, valorização e respeito da cultura Afro- Brasileira, encerrando o debate com a brincadeira música " Si Mama Kaa".
Link da apostila:

    3. Fechamos a proposta com uma música Tamborim, parte do cd, que traz a herança da cultura mineira através do canto de Congado. Esse foi um momento de apreciação da música. 

Link do blog do grupo e infos do CD: 


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